Emoção, disputas, e muita transpiração
Aceitei o convite da redação do site para transmitir em palavras, minhas impressões sobre as provas do campeonato, vivenciadas de dentro da pista e pela ótica do Diretor de Prova, minha função oficial.
Então, venho aqui para falar da segunda etapa, no Meta Kart Barra, que aconteceu na terça dia 11/03, exatamente como fala o título, aconteceu tudo o que escrevi, mas o caro leitor que está lendo até aqui imagina, que deve ter sido uma etapa maravilhosa, onde todos os pilotos ficaram satisfeitos, só que não.
Então vamos lá, nesta viajem pelas baterias da etapa:
Nova Geração (sou brasileiro, me desculpem) a melhor bateria do dia, pilotos calmos, prudentes atentos nas ultrapassagens, mas espera aí, não é nova geração, pilotos novos, pilotos em formação? Sim exatamente isso, mas eles demostraram uma maturidade incrível, parecia uma corrida de pilotos experientes, destaque para o piloto Matheus Meneses, acredito que era o mais novo, mas uma pilotagem fantástica, calmo, atento, muito bom, gostaria que todos os pilotos se espelhassem nessa garotada.
As meninas nos deram outra bateria tranquila, elas se respeitam, se uma está mais rápida, a outra vai atrás para ter uma melhor performasse, tivemos bons pegas, excelentes disputas, destaque para toas elas pela corrida, mas a pilota Maria Gregory, pela entrega, foi até o limite permitido por ela mesma, quando não deu mais parou faltando uma volta, sem ombro não aquentava mais o esforço.
A médios foi eletrizante, pena que boa parte do público já tinha saído em função de compromissos, dia de semana, no dia seguinte tem trabalho, escola, vida que segue depois de uma etapa, então, nesta bataria não tenho como não falar do piloto Renato Junior, parecia que estava vendo o professor Alan Prost, tive o prazer de ver nos autódromos da vida este piloto fantástico guiar um F1, mas vamos voltar a bateria, não fez a pole, mas soube aproveitar as oportunidades para chegar na P2 e diminuir a cada volta a diferença para o primeiro colocado, e no momento, onde o primeiro não esperava mais ser ultrapassado, tomou um ultrapassagem maravilhosa, e cruzou a linha de chegada em P1 que corrida fez o Renato Junior, muito boa mesmo.
A bateria dos pesados foi muito boa também, Flavio Costa fez a pole e liderou de ponta a ponta, não deu a menor chance para seus concorrentes, atrás dele as disputas eram eletrizantes, mas todos mantinham a calma e paciência na hora de disputar uma colocação melhor, Flavio Costa foi o destaque, mas todos os outros estão de parabéns.
A bateria força livre 1, foi um pesadelo, um verdadeiro filme de suspense, tensão da bandeira verde até a quadriculada. São os pilotos mais rápidos, em função do peso, a bateria com a maior quantidade de pilotos, mais ou menos todos na mesma idade, todos acelerados, querendo um lugar ao sol, mas do jeito que foi a primeira bateria alguns deles não vai muito longe não, ou seja, um verdadeiro barril de pólvora, mas nem tudo está perdido.
Espero que eles entendam que disputa acirrada é diferente de briga acirrada, que um lugar no pódio um piloto tem que ter sabedoria para controlar seu ímpeto, tem a hora certa para fazer uma ultrapassagem, pode não ser naquela curva, mas a hora vai chegar, com calma e paciência, acredito que seja a formula exata para uma boa bateria.
Com a pré-temporada está é a terceira vez que faço a direção de prova da força livre, e eu chamei a atenção deles duas vezes, a primeira na pré e a outra na última etapa, pilotos, espero que vocês compreendam a complexidade que é uma competição a motos, o quanto é perigoso, caso tenhamos acidentes, vamos com atenção, paciência, são 15 minutos para uma tomada de decisão, como se diz, depois de uma boa conversa as coisas melhoram, a força livre 2 foi tranquila, com muitas disputas e pegas incríveis, nesta eu tenho que destacar dois pilotos Felipe Silva e Miguel Poly, ambos pelas disputas, souberam utilizar a pista a seu favor, utilizando os espaços e ganhando tempo e posições.
Parabéns a todos os envolvidos nesta etapa, Organizadores, Colaboradores, Patrocinadores, Pais e principalmente aos atores principais do evento, os Pilotos.
Nos vemos na próxima...
Fui.
Diretor de Prova do Campeonato Meta Kart