loader
logo

Regulamento

Campeonato Meta Kart e Copa Norte/Oeste - 2025

  1. Para toda a etapa será cobrada uma taxa de inscrição antecipada no valor de R$ 20,00 sendo que é vedada a devolução em caso de falta ou desistência. A inscrição no dia terá o valor de R$ 25,00;
  2. O Campeonato Meta Kart será composto pela pré-temporada mais dezesseis etapas. Ao piloto que se inscrever no Campeonato, simultaneamente também disputará a Copa Barra (composta por 10 etapas) e Copa Norte/Oeste (6 etapas). Ambas as Copas poderão também serem disputadas separadamente;
  3. Todos os pilotos, que se inscreverem, terão acesso a esse regulamento e passarão a reconhecer, acatar e respeitar todas as normas, bem como reconhecer e acatar a total soberania da direção de prova;
  4. Ao se inscrever e participar desse evento, o piloto participante (ou seu responsável, para o caso de menores de 18 anos) isenta os organizadores do evento e kartódromo de qualquer responsabilidade por acidentes ocorridos dentro das dependências do Kartódromo do Meta Kart, durante o período de realização total da prova;
  5. Ao se inscrever o piloto autoriza a Organização do Evento a utilização e divulgação das imagens (fotos e vídeos) de suas participações no Campeonato Meta Kart, em nossas mídias digitais, ou qualquer forma de mídia que a Organização julgar conveniente;
  6. Será terminantemente proibido, durante toda a prova, o uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico a ser instalado no kart. Está proibido também, qualquer tipo equipamento eletrônico de transmissão ou recepção de rádio de comunicação. O piloto flagrado será desclassificado da corrida;
  7. Os karts serão sorteados a partir dos disponibilizados para a corrida sendo facultado a qualquer piloto a possibilidade de rejeitar o primeiro sorteio indo o mesmo para o final da fila a fim de realizar um segundo e definitivo sorteio. O Kart sorteado para o piloto deverá ser utilizado durante a qualificação e a corrida, ficando terminantemente proibida a troca, exceto em caso de quebra, sendo esse piloto reposicionado para largar na última posição do grid. Os karts rejeitados não retornam para o saco, exceto seja necessário repô-los por conta de acabar os mesmos;
  8. Ficam previstas 05 categorias, sendo elas. Médio (85 kg), Pesado (100 kg). Força Livre, Speed Girls e New Generation, sendo esta última apenas na Copa da Barra;
  9. Durante a temporada serão formadas duas baterias da Força Livre, existindo a possibilidade de pilotos participarem das duas. A pontuação válida para o campeonato será da melhor colocação obtida;
  10. O sorteio dos karts será feito com ou sem a presença dos pilotos inscritos na bateria. O piloto não presente ou não representado perde o direito do resorteio;
  11. O Campeonato será formado pela pré-temporada e mais dezesseis etapas tendo um descarte obrigatório na temporada. Ao final serão nomeados campeões os pilotos com a maior soma de pontos já considerando o descarte. Em caso de empate os quesitos para definir o campeão serão: o maior número de vitórias; pontuação total (incluindo descarte); maior número de poles; voltas rápidas e segundos lugares. Permanecendo empate vale quem conseguiu primeiro o melhor resultado no campeonato;
  12. A premiação das etapas será feita com troféus personalizados aos cinco primeiros colocados de cada batería e ao final da temporada serão contemplados com troféus os campeões, vices e terceiros colocados como os campeões da temporada;
  13. O piloto que conquistar a pole e o detentor da melhor volta de cada bateria estará recebendo um ponto extra, exceto o piloto que correr as duas Forças Livre e conquistar em ambas baterias;
  14. O grid de largada será alinhado de forma convencional utilizando as marcações da pista ou em fila indiana. A largada será autorizada pelo sistema disponível. No caso da falta, será na bandeira;
  15. O peso mínimo do piloto com seu equipamento de corrida, mais lastro (caso haja) deverá ser obedecido de acordo com cada categoria. A pesagem oficial será feita ao final de cada bateria e os pilotos que não atingirem o mínimo estabelecido para cada categoria, serão redassificados para a última posição. O mesmo poderá neste caso fazer três tentativas em sequencia e sempre valerá o maior peso registrado;
  16. O kartódromo dispõe de lastro, mas a responsabilidade da colocação e uso afim de se atingir o peso mínimo estabelecido para a categoria, é do piloto;
  17. Ao terminar a prova o piloto deverá se dirigir ao posto de pesagem. Os pilotos lastreados deverão levar consigo o lastro para a sua devida pesagem. Não haverá tolerância ao peso mínimo, seja ele qual for;
  18. Apenas as pessoas autorizadas poderão estar na pista durante as corridas, tais como: organização, fiscalização, resgate e pessoas especialmente autorizados pela Organização do Evento;
  19. Caberá ao Diretor de Prova optar pela interrupção da prova (bandeira vermelha), por qualquer motivo que coloque em risco a integridade dos pilotos e equipamentos. Nova largada será feita respeitando as posições físicas de pista no sistema de cronometragem, referente a última volta registrada. Neste caso as diferenças de tempo anteriores serão desconsideradas;
  20. Será contratada uma direção de prova profissional para dirigir as baterias. As decisões tomadas pelo diretor de prova serão soberanas e inquestionáveis;
  21. Em hipótese alguma um piloto deverá dirigir-se de forma agressiva e/ou deseducada a qualquer fiscal do Kartódromo, diretor de prova ou qualquer outro piloto, estando sujeito a advertências disciplinares com a perda de pontos no campeonato ou até mesmo a exclusão sumária da corrida e/ou do campeonato. É importante ressaltar que os Fiscais são funcionários do kartódromo e estão em seu local de trabalho para nos proporcionar uma diversão honesta e sadia entre todos;
  22. A punição do "stop & Go" fica definido com acréscimo de quinze segundos em seu tempo de corrida;
  23. As bandeiras de punições: Advertência, stop & Go e Desclassificação poderão ser aplicadas aos pilotos infratores, determinada pela direção de prova. As bandeiras não estão condicionadas umas às outras;
  24. Ao ser agitada a bandeira azul, o piloto deverá abrir passagem imediatamente em local apropriado. O não cumprimento a esta norma poderá acarretar em punição a ser definida pela direção de prova;
  25. Cada punição passa a ter um peso para perda de pontos no campeonato. Advertência de pista (1 ponto) / stop and go (2 pontos) / desclassificação e advertência disciplinar (3 pontos);
  26. A bandeira vermelha, quando aplicada, os pilotos deverão diminuir imediatamente sua velocidade e buscar uma área para estacionar seu kart onde houver um fiscal e aguardar orientação;
  27. Após iniciada a classificação, qualquer piloto participante perde o direito de devolução do valor, independentemente do número de voltas dadas, exceto por quebra e que não haja kart reserva;
  28. Como procedimento de segurança os pilotos envolvidos em acidentes que necessitem de resgate, deverão permanecer sentados em seus karts aguardando o resgate;
  29. Será obedecido o resultado fornecido pelo sistema de cronometragem do kartódromo. Em caso de erro na cronometragem, a organização definirá a melhor forma de se resolver o problema;
  30. Será adotado em todas as baterias durante a temporada, o sistema do Shortcut;
  31. Adotado também a bandeira rosa que sinalizará ao piloto a necessidade de devolução de posição;
  32. Deverão ser respeitados os seguintes itens de boa conduta na pista e/ou dependências do kartódromo:
    • Os pilotos têm a obrigação de obedecer a quaisquer orientações e bandeiras dos fiscais de pista. O desrespeito a essas orientações poderá causar advertências / punições por parte da organização;
    • Não usar gestos, palavras de baixo calão e/ou qualquer atitude agressiva dentro e fora das pistas para pilotos, fiscais e/ou diretores. Brigas e discussões serão avaliadas de acordo com decisões da organização.
    • Estar pronto e posicionado na área do boxe (ou área similar determinado pelo kartódromo) antes do término da corrida que anteceda a sua;
    • Não colocar o kart no meio da pista, nem fazer zigue-zague com o pretexto de defender posição. Não trafegar na contra mão nos boxes e/ou na pista, exceto para sair de uma situação de perigo;
    • Pede-se aos pilotos que não permaneçam em karts sem freio, pois existem situações de corridas em que, para a segurança do próprio piloto, demais companheiros e fiscais, o freio deverá estar funcionando. A falta de freios não será aceita como desculpa para justificar possíveis toques ou manobras ilícitas;
    • O piloto que, para defender posição ou por qualquer outro motivo, passe a pilotar de maneira incomum a uma pilotagem normal (tal como frear forte e subitamente, principalmente quando estiver à frente de uma sequência de vários karts) estará passível de sofrer punição da direção de prova. Sua manobra será classificada como "Direção Perigosa" ou "Atitude antidesportiva", cabendo inclusive sanções disciplinares;
  33. Caberá a Organização do Evento decidir por incluir ou alterar itens neste documento, principalmente referentes a casos não previstos aqui;
  34. A pontuação a ser adotada para o campeonato será dobrada sempre na última de cada pista. Obrigatório um descarte em cada pista:
1ª Lugar 25 50
2ª Lugar 20 40
3ª Lugar 17 34
4ª Lugar 15 30
5ª Lugar 13 26
6ª Lugar 12 24
7ª Lugar 11 22
8ª Lugar em diante 10 20
Pole Position 1 ponto sem dobra
Melhor volta 1 ponto sem dobra