Campeonato Meta Kart e Copa Norte/Oeste - 2025
- Para toda a etapa será cobrada uma taxa de inscrição antecipada no valor de R$ 20,00 sendo que é vedada a devolução em caso de falta ou desistência. A inscrição no dia terá o valor de R$ 25,00;
- O Campeonato Meta Kart será composto pela pré-temporada mais dezesseis etapas. Ao piloto que se inscrever no Campeonato, simultaneamente também disputará a Copa Barra (composta por 10 etapas) e Copa Norte/Oeste (6 etapas). Ambas as Copas poderão também serem disputadas separadamente;
- Todos os pilotos, que se inscreverem, terão acesso a esse regulamento e passarão a reconhecer, acatar e respeitar todas as normas, bem como reconhecer e acatar a total soberania da direção de prova;
- Ao se inscrever e participar desse evento, o piloto participante (ou seu responsável, para o caso de menores de 18 anos) isenta os organizadores do evento e kartódromo de qualquer responsabilidade por acidentes ocorridos dentro das dependências do Kartódromo do Meta Kart, durante o período de realização total da prova;
- Ao se inscrever o piloto autoriza a Organização do Evento a utilização e divulgação das imagens (fotos e vídeos) de suas participações no Campeonato Meta Kart, em nossas mídias digitais, ou qualquer forma de mídia que a Organização julgar conveniente;
- Será terminantemente proibido, durante toda a prova, o uso de qualquer tipo de equipamento eletrônico a ser instalado no kart. Está proibido também, qualquer tipo equipamento eletrônico de transmissão ou recepção de rádio de comunicação. O piloto flagrado será desclassificado da corrida;
- Os karts serão sorteados a partir dos disponibilizados para a corrida sendo facultado a qualquer piloto a possibilidade de rejeitar o primeiro sorteio indo o mesmo para o final da fila a fim de realizar um segundo e definitivo sorteio. O Kart sorteado para o piloto deverá ser utilizado durante a qualificação e a corrida, ficando terminantemente proibida a troca, exceto em caso de quebra, sendo esse piloto reposicionado para largar na última posição do grid. Os karts rejeitados não retornam para o saco, exceto seja necessário repô-los por conta de acabar os mesmos;
- Ficam previstas 05 categorias, sendo elas. Médio (85 kg), Pesado (100 kg). Força Livre, Speed Girls e New Generation, sendo esta última apenas na Copa da Barra;
- Durante a temporada serão formadas duas baterias da Força Livre, existindo a possibilidade de pilotos participarem das duas. A pontuação válida para o campeonato será da melhor colocação obtida;
- O sorteio dos karts será feito com ou sem a presença dos pilotos inscritos na bateria. O piloto não presente ou não representado perde o direito do resorteio;
- O Campeonato será formado pela pré-temporada e mais dezesseis etapas tendo um descarte obrigatório na temporada. Ao final serão nomeados campeões os pilotos com a maior soma de pontos já considerando o descarte. Em caso de empate os quesitos para definir o campeão serão: o maior número de vitórias; pontuação total (incluindo descarte); maior número de poles; voltas rápidas e segundos lugares. Permanecendo empate vale quem conseguiu primeiro o melhor resultado no campeonato;
- A premiação das etapas será feita com troféus personalizados aos cinco primeiros colocados de cada batería e ao final da temporada serão contemplados com troféus os campeões, vices e terceiros colocados como os campeões da temporada;
- O piloto que conquistar a pole e o detentor da melhor volta de cada bateria estará recebendo um ponto extra, exceto o piloto que correr as duas Forças Livre e conquistar em ambas baterias;
- O grid de largada será alinhado de forma convencional utilizando as marcações da pista ou em fila indiana. A largada será autorizada pelo sistema disponível. No caso da falta, será na bandeira;
- O peso mínimo do piloto com seu equipamento de corrida, mais lastro (caso haja) deverá ser obedecido de acordo com cada categoria. A pesagem oficial será feita ao final de cada bateria e os pilotos que não atingirem o mínimo estabelecido para cada categoria, serão redassificados para a última posição. O mesmo poderá neste caso fazer três tentativas em sequencia e sempre valerá o maior peso registrado;
- O kartódromo dispõe de lastro, mas a responsabilidade da colocação e uso afim de se atingir o peso mínimo estabelecido para a categoria, é do piloto;
- Ao terminar a prova o piloto deverá se dirigir ao posto de pesagem. Os pilotos lastreados deverão levar consigo o lastro para a sua devida pesagem. Não haverá tolerância ao peso mínimo, seja ele qual for;
- Apenas as pessoas autorizadas poderão estar na pista durante as corridas, tais como: organização, fiscalização, resgate e pessoas especialmente autorizados pela Organização do Evento;
- Caberá ao Diretor de Prova optar pela interrupção da prova (bandeira vermelha), por qualquer motivo que coloque em risco a integridade dos pilotos e equipamentos. Nova largada será feita respeitando as posições físicas de pista no sistema de cronometragem, referente a última volta registrada. Neste caso as diferenças de tempo anteriores serão desconsideradas;
- Será contratada uma direção de prova profissional para dirigir as baterias. As decisões tomadas pelo diretor de prova serão soberanas e inquestionáveis;
- Em hipótese alguma um piloto deverá dirigir-se de forma agressiva e/ou deseducada a qualquer fiscal do Kartódromo, diretor de prova ou qualquer outro piloto, estando sujeito a advertências disciplinares com a perda de pontos no campeonato ou até mesmo a exclusão sumária da corrida e/ou do campeonato. É importante ressaltar que os Fiscais são funcionários do kartódromo e estão em seu local de trabalho para nos proporcionar uma diversão honesta e sadia entre todos;
- A punição do "stop & Go" fica definido com acréscimo de quinze segundos em seu tempo de corrida;
- As bandeiras de punições: Advertência, stop & Go e Desclassificação poderão ser aplicadas aos pilotos infratores, determinada pela direção de prova. As bandeiras não estão condicionadas umas às outras;
- Ao ser agitada a bandeira azul, o piloto deverá abrir passagem imediatamente em local apropriado. O não cumprimento a esta norma poderá acarretar em punição a ser definida pela direção de prova;
- Cada punição passa a ter um peso para perda de pontos no campeonato. Advertência de pista (1 ponto) / stop and go (2 pontos) / desclassificação e advertência disciplinar (3 pontos);
- A bandeira vermelha, quando aplicada, os pilotos deverão diminuir imediatamente sua velocidade e buscar uma área para estacionar seu kart onde houver um fiscal e aguardar orientação;
- Após iniciada a classificação, qualquer piloto participante perde o direito de devolução do valor, independentemente do número de voltas dadas, exceto por quebra e que não haja kart reserva;
- Como procedimento de segurança os pilotos envolvidos em acidentes que necessitem de resgate, deverão permanecer sentados em seus karts aguardando o resgate;
- Será obedecido o resultado fornecido pelo sistema de cronometragem do kartódromo. Em caso de erro na cronometragem, a organização definirá a melhor forma de se resolver o problema;
- Será adotado em todas as baterias durante a temporada, o sistema do Shortcut;
- Adotado também a bandeira rosa que sinalizará ao piloto a necessidade de devolução de posição;
- Deverão ser respeitados os seguintes itens de boa conduta na pista e/ou dependências do kartódromo:
- Os pilotos têm a obrigação de obedecer a quaisquer orientações e bandeiras dos fiscais de pista. O desrespeito a essas orientações poderá causar advertências / punições por parte da organização;
- Não usar gestos, palavras de baixo calão e/ou qualquer atitude agressiva dentro e fora das pistas para pilotos, fiscais e/ou diretores. Brigas e discussões serão avaliadas de acordo com decisões da organização.
- Estar pronto e posicionado na área do boxe (ou área similar determinado pelo kartódromo) antes do término da corrida que anteceda a sua;
- Não colocar o kart no meio da pista, nem fazer zigue-zague com o pretexto de defender posição. Não trafegar na contra mão nos boxes e/ou na pista, exceto para sair de uma situação de perigo;
- Pede-se aos pilotos que não permaneçam em karts sem freio, pois existem situações de corridas em que, para a segurança do próprio piloto, demais companheiros e fiscais, o freio deverá estar funcionando. A falta de freios não será aceita como desculpa para justificar possíveis toques ou manobras ilícitas;
- O piloto que, para defender posição ou por qualquer outro motivo, passe a pilotar de maneira incomum a uma pilotagem normal (tal como frear forte e subitamente, principalmente quando estiver à frente de uma sequência de vários karts) estará passível de sofrer punição da direção de prova. Sua manobra será classificada como "Direção Perigosa" ou "Atitude antidesportiva", cabendo inclusive sanções disciplinares;
- Caberá a Organização do Evento decidir por incluir ou alterar itens neste documento, principalmente referentes a casos não previstos aqui;
- A pontuação a ser adotada para o campeonato será dobrada sempre na última de cada pista. Obrigatório um descarte em cada pista: