Marcos Chuvas
Uma volta rápida com o nosso organizador e idealizador do campeonato Meta Kart 2024, Marcos Chuvas.
Qual sua experiência em organizar campeonatos?
Eu tenho organizado campeonatos desde 1997, e são 27 anos initerruptos. Campeonatos interestaduais, entre Rio, São Paulo e Curitiba, por três anos. Copa de Verão, já organizei campeonato entre os clubes de kart do Rio de Janeiro. No passado bem recente, um pouco antes da pandemia, eu organizava os campeonatos de bairros. O que eu faço hoje na Barra, eu fazia também, na zona norte, eram quatro kartódromos. Nós pegávamos os campeões de cada campeonato e faziamos as grandes finais, sempre uma final na casa de cada piloto. Então, eram quatro finais, uma em cada kartódomo e daí saía o grande campeão, esse era o campeonato de bairros. Agora, com a rebertura da pista da tijuca, a inauguração de campo grande e mais uma pista que vai inaugurar em breve na zona norte, pode ser que a gente volte a fazer esse campeonato de bairros para reunir os grandes campeões no final do ano.
Como é organizado o campeonato?
A edição desse ano conta com uma etapa por mês, o campeonato rola desde início do ano, desde fevereiro. No ano passado, por conta do Meta Kart Barra, inaugurado no segundo semestre, fizemos um campeonato pela metade, mais serviu de esquenta para esse ano, e foi de onde partimos.
Como funciona a divisão de categorias?
As categorias são divididas por peso, basicamente. Na Médios, o piloto pode ter no minimo 85 quilos e na Pesados, minimo de 100 quilos. Os pilotos têm que aferir essa pesagem na saída de pista e quem estiver abaixo do peso determinado de cada categoria, vai para a última colocação. Na categoria New Generation, que é das crianças, não tem pesagem e eles correm com karts infantis. Nas forças livres 1 e 2, também não têm peso estabelecido e qualquer piloto pode participar. A categoria Feminina dispensa maiores explicações, e não existe pesagem. Os pilotos podem correr em mais de uma categoria, tendo que se adequar as regras de cada uma.
Como funciona a pontuação?
Cada vitória vale 13 pontos, é uma pontuação corrida. A gente adotou o sistema de descarte e cada piloto deve jogar fora o pior resultado ou até uma ausência em uma etapa. São duas fases. A primeira se encerrou, agora na etapa passada, pontuação normal. Agora nós vamos entrar na segunda parte da competição, onde a pontuação aumenta em 50%, nas últimas três etapas, e a última etapa do ano a pontuação dobra. Então praticamente traz todo mundo de volta para a briga do campeonato.
Como se increver para disputar o campeonato?
Para se inscrever no campeonato, basta entrar em contato comigo, passar nome, peso, dizer qual é a categoria que deseja correr. Vai pagar uma taxa de inscrição de 20 reais e no dia da corrida o piloto deve pagar a bateria direto com o Meta Kart. Podem participar aqueles que querem correr algumas etapas, o campeonato é aberto. Mas, os pilotos que disputam o título, geralmente correm todas as etapas.